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CRIATIVIDADE X PLÁSTICO

Como adidas e Parley estão trabalhando para virar a maré da poluição nos oceanos.

O plástico é uma falha de design disfarçada de solução incrível. É barato, resistente e pode assumir milhares de formas diferentes. São estas características que o tornam tão atrativo para as industrias de produção e consumo. Também são elas que fazem dele um dos maiores poluentes do planeta.

Grande parte dos resíduos descartados acaba nos oceanos, com consequências que se espalham por todo o globo terrestre. Eles invadem a cadeia alimentar, matam os animais, destroem ambientes e interferem até no clima. Não existe, literalmente, lugar nenhum do planeta, ou em nossos oceanos, que não seja afetado pela poluição do plástico.

Se quisermos sobreviver, como planeta e espécime, devemos combater essa onda crescente. Na adidas, trabalhamos com a Parley na luta contra o lixo que infesta nossas águas, transformando plástico coletado em praias remotas e comunidades costeiras em uma linha completa de artigos esportivos.

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ESTAMOS NOS AFOGANDO NO PLÁSTICO

O plástico é quase indestrutível. Isso significa que quase toda peça de plástico já produzida ainda está por aí. E que quase oito milhões de toneladas delas acabam nos oceanos todos os anos, causando destruição em escala industrial. Este lixo vai parar até em praias que não têm nenhum contato com humanos. Ele está no estômago de 90% de todas as aves marinhas, mais de 50% de todas as tartarugas e está matando os animais em uma velocidade alarmante. O microplástico está entrando na cadeia alimentar e causando danos à saúde de todas as criaturas vivas. Mas, apesar de sabermos tudo isso, ainda produzimos este material em quantidades cada vez maiores. Um caminhão de lixo cheio dele chega aos oceanos a cada minuto. Nessa velocidade, até 2050, teremos mais plástico do que peixe nos mares.


A PARLEY LIDERA A LUTA CONTRA O PLÁSTICO

A Parley For The Oceans foi criada para unir as pessoas, organizações e marcas na busca de respostas para a maior ameaça atual dos oceanos, a poluição do plástico. Como rede colaborativa e novo tipo de organização ambiental, a Parley é um espaço onde mentes criativas, pensadores e líderes promovem a conscientização sobre a beleza e fragilidade das águas, trabalhando juntos para impedir a sua destruição. Fundada na crença de que a criatividade é o principal agente da mudança na nossa cultura, a Parley quer unir pessoas e marcas e encontrar novas maneiras de deixar o lixo no passado.

"O Plástico é uma falha de design. Um material extraterrestre que não deveria estar nesse planeta."

– Cyrill Gutsch, Fundador da Parley

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ADIDAS JUNTO PELA CAUSA

A adidas é membro fundador da Parley For The Oceans. A empresa buscava uma posição de liderança na prevenção da poluição do plástico. A ideia de usar um poluente para criar artigos esportivos tão bons quanto os feitos com a matéria prima virgem parceia fantasia. O primeiro passo foi trabalhar com a Parley para produzir um conceito de tênis esportivo, que acabou revelado nas Nações Unidas em 2015. O cabedal era feito de fios e filamentos produzidos a partir de materiais recolhidos e reciclados, em sua maioria resíduos e redes de pesca ilegais usadas em alto mar. Desde então o conceito evoluiu para um sucesso real, com milhões de sneakers e uma linha completa de roupas esportivas de alta performance feitas de plástico reciclado.

Em parceria com a Parley, queremos inspirar e mobilizar uma geração para ajudar a moldar o futuro do planeta.

–Eric Liedtke, Executive Board Member Global Brands, adidas


AIR SIGNIFICA VIDA PARA OS OCEANOS, O PLANETA E A HUMANIDADE

A Parley desenvolveu uma estratégia de três pilares que muda a abordagem mundial à ameaça do plástico nos oceanos. Parley AIR. Ela foi desenvolvida com passos simples para funcionar para todo mundo, seja em ambientes familiares, empresariais, institucionais ou governamentais. Sendo assim, cada um de nós pode mudar nossa própria relação com o plástico e impactar os oceanos e o mundo que dividimos.

Cada letra de AIR refere-se a um dos pilares: Avoid, Intercept and Redesign. "Avoid" significa evitar, ou seja, usar o mínimo de plástico possível e valer-se e máximo de alternativas. "Intercept" significa interceptar, ou seja impedir que o plástico chegue aos oceanos e mantê-lo fora por meio a reciclagem ou outros fins.

"Redesign" significa refazer, ou seja, dar novo significado a métodos e produtos que contribuem para o problema e, em nível pessoal, mudar a perspectiva sobre o problema da poluição, criando novas abordagens em relação à vida como resultado.

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MUDANDO VELHOS HÁBITOS

A coleção adidas x Parley é um exemplo da estratégia AIR em prática. Ela não só ajuda a evitar o uso do material virgem, como intercepta o plástico que poderia estar poluindo os mares. Além disso, recria o pensamento sobre o seu uso, como matéria prima ou de descarte. Com isso, encontramos maneiras inesperadas de ajudar a proteger os oceanos.

Em termos práticos, o lixo plástico é coletado pela rede global de limpeza da Parley em ilhas e praias remotas, além de comunidades costeiras, como as Ilhas Maldivas. O material é limpo e separado para retirar objetos estranhos. Estes resíduos são enviados para uma planta de processamento onde são transformados em flocos.

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INTRODUZINDO O LIXO NOS CALÇADOS ESPORTIVOS

Os flocos de plástico são aquecidos, limpos e secos, antes de serem resfriados e fatiados em painéis de resina. Estes painéis são derretidos até se tornarem filamentos que podem ser transformados no tecido Parley Ocean Plastic®, um fio de poliéster de alta performance que tem todas as qualidades do plástico virgem. O tecido é usado para criar a linha de tênis, camisetas, leggings e mais. Cada peça da coleção é feita de um mínimo de 75% de lixo interceptado.

Cada tênis é uma pequena contribuição para a preservação dos oceanos.

–Eric Liedtke, Executive Board Member Global Brands, adidas

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A LUTA COMEÇA AQUI

Em 2019, a adidas irá produzir 11 milhões de pares de tênis com material reciclado dos mares. Desde 2015, nossa parceria coma Parley ajudou a manter 1.400 toneladas de plástico fora dos oceanos. Estamos aplicando os princípios Parley AIR em todas as nossas operações globais. Retiramos as sacolas plásticas de nossas lojas e agora milhões de consumidores podem voltar para casa com sacolas de papel ecologicamente responsáveis. Também banimos o uso de plástico em nossos escritórios ao redor do mundo. Estamos educando e empoderando funcionários, atletas e comunidades para que eles nos apoiem nesta luta. Nossa corrida anual, Run For The Oceans, reuniu quase 1 milhão de corredores para aumentar a conscientização sobre o nosso bem mais precioso e levantou 1 milhão de dólares para educar jovens sobre o problema da poluição do plástico nos oceanos.

Este é só o começo do trabalho da adidas para retirar o plástico do seu modelo de negócios. Até 2024, queremos ter substituído todo o poliéster virgem em nossos produtos por poliéster 100% reciclado. É uma meta de longo prazo para nos afastar do plástico como um todo, para ajudar a salvar nossos oceanos, nosso planeta e cada um de nós.

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adidas